|
|
|
Vencedor do Orange Prize de Literatura 2012, A Canção de Aquiles chega ao Brasil pela Editora Jangada.
|
Romance de estreia de Madeline Miller reconta a Ilíada de Homero sob o ponto de vista de Pátroclo, primo de Aquiles, e os eventos que desencadeiam a épica guerra de Tróia. |
|
Em A Canção de Aquiles, primeiro romance de Madeline Miller, a Ilíada assume a forma de romance histórico para contar os feitos heróicos de Aquiles, O melhor dos gregos. O livro, que chega ao Brasil pela Editora Jangada, se tornou best-seller nos EUA, vendeu mais de 200.000 cópias na Inglaterra e conquistou o Orange Prize 2012.
Madeline Miller, mestre em latim e grego antigo pela Brown University, levou dez anos para concluir o romance. A autora foi além da obra homérica, utilizando-se de personagens que surgem em textos como a Ilíada Menor, atribuída à Lesques de Mitilene (ou Lesques de Pirra) e As Argonáuticas, de Apolônio de Rhodes – como é o caso de Meneceu, pai de Patroclo, que lutou com Jasão e os Argonautas.
Desta vez, a epopeia do povo grego na épica Guerra de Troia é narrada por Patroclo (primo de Aquiles), e a pergunta que irrompe é: mas por que Patroclo, um personagem tão breve na história original assume tal responsabilidade?
Voltando-nos à Ilíada de Homero, lembramos, entretanto, que é após sua morte que Aquiles mata Heitor, nutrido de um ódio nunca dispensado anteriormente a um rival. Aquiles matava porque era seu destino. Era um mundo de sangue e de honra conquistada com sangue: só covardes não lutavam. Para um príncipe não havia escolha. Mas, ao matar Heitor, Aquiles sente um mórbido prazer - há muita emoção e dor em cada ato.
Em A Canção de Aquiles, a autora narra por meio de Pátroclo, em primeira pessoa, seu relacionamento de honra, amizade, amor e lealdade com seu primo Aquiles. Uma relação que surge quando Pátroclo é exilado no reino de Fítia – terra de Aquiles, e os conduz a um destino trágico comum na Guerra de Troia.
|
Sobre a autora Madeline Miller, criada na Filadélfia, tem bacharelado e mestrado em latim e grego antigo pela Brown University, e leciona esses idiomas há nove anos. Estudou também na Escola de Artes Dramáticas de Yale, onde se especializou em adaptar narrativas clássicas para o público moderno.
Para escrever A Canção de Aquiles, realizou extensa pesquisa sobre história antiga do mediterrâneo, mitologia, línguas e mais de 4000 anos de história. Levou dez anos para concluir seu primeiro e premiado romance.
Madeline mora em Cambridge, Massachusetts.
Crítica
“Este é um vencedor mais do que digno -original, apaixonado, inventivo e animador. Homero teria orgulho dela.” – Joanna Trollipe, presidente da Comissão de Prêmio Orange de Literatura
“Miller, de certa forma, mescla um enredo dinâmico e envolvente com um estilo de tamanha beleza e delicadeza que às vezes temos de parar para admirá-lo.” - Independent
“A prosa de Miller é mais poética do que muitas traduções de Homero.” – The Guardian
“Dinâmico, verdadeiro e incrivelmente graficamente...um feito notável.” – USA Today
Sobre o Jangada
Jangada é um selo do Grupo Editorial Pensamento. Lançado em 2011, seu conteúdo tem por objetivo, alcançar novos espaços e ampliar o público leitor. É voltada para a publicação de obras nas áreas de ficção fantástica, ficção histórica, suspense e ficção comercial em geral. |